ARGENTINA

Alfajor

1 e ½ (chá) de farinha de trigo sem fermento
1 e ½ de fubá
1 e ½ de açúcar
1 (chá) de bicarbonato
2 (sopa) de conhaque
1 (café) de sal
100 gramas de margarina
2 gemas
1 ovo

Recheio:
coco para decorar ou brigadeiro
doce de Leite


Misturar todos os ingredientes e amassar. Cortar com um cortador e assar. Rechear a seu gosto.



Chicharrones

Os chicharrones são feitos com carne de porco de partes diversas (mas sempre com bastante gordura). Uma vez feitos têm a aparência de uma carne muito pequena ou desfiada misturada com algo de gordura e de cor café com leite. Podem ser conservados perfeitamente por vários dias em lugar fresco (refrigerador). Só, em empanada ou simplesmente em sanduíches, eles são deliciosos... e temperados, melhor... passando um pouco antes pela panela. Eles requerem uma certa experiência, mas está ao alcance de qualquer um prepará-los.


Em uma panela grande colocar a carne cortada em pequenos pedaços e um pouco de água (não muito, pouco mais que só o fundo). São feitos em fogo baixo, mexendo sempre e muito lentamente, e os apertando com a espátula de forma que eles vão soltando a gordura deles. Uma vez dourado, deixar escorrendo de forma que eles soltem a maioria da gordura e devem ser salgados a gosto. Você os pode deixar deste modo, partidos em pequenos pedaços, ou se quiser pode desfiar ou picar mais... e então, colocar em uma tigela ou recipiente, apertandoum pouco, como preferir. A gordura que ficou na panela e a que escoou dos chicharrones, ao solidificar-se toma um aspecto branco que é o que é conhecido como manteiga ou gordura de porco (cerdo, em espanhol).

Empanadas Argentinas


Massa:
Para facilitar compre a massa de pastel em discos pronta

Recheio:
½ de uva passa sem sementes
½ (sopa) de cominho
1 (sopa) de açúcar
400 gramas de carne moída sem gordura
3 ovos cozidos picados
6 azeitonas sem caroço
sal a gosto


Em uma panela colocar um pouco de óleo apenas para cobrir a base. Colocar a carne, o açúcar, o sal e o cominho, mexendo até cozinhar. As uvas-passa devem primeiramente ficar de molho por 30 minutos. Quando estiver pronta a carne, misturar as uvas passa. Esperar esfriar. Espalhar os discos de massa sobre a mesa, colocando uma colher e meia do recheio de carne sobre cada disco. Em seguida, agregar o ovo cozido picado, dividindo a quantidade entre as 12 empanadas e meia azeitona em cada uma. Molhar o dedo em uma mistura de água e sal e passar sobre metade de uma borda (em um semicírculo), e fechar a massa que agora tem o formato de uma lua. Para prensar esse fecho, utilizar um garfo, prensando e unindo as duas partes. Você pode fritar as empanadas em banha, o que seria a autentica empanada criolla, ou ao forno, o que no caso a massa deve ser substituída por massa de forno. Compre um bom vinho tinto, e servir bem quente em uma entrada. Na Argentina é comum servi-las como entradas antes da parillada.

Tamales

3 (sopa) de gordura
1 de óleo
2 pimentões verdes sem pele e sem sementes cortados em pedacinhos
500 gramas de tomates sem pele e sem sementes, picados
250 gramas de semolina de trigo
2 ovos duros cortados em rodelas
Folhas de espiga de milho verde
1 quilo de carne bovina
2 cebolas picadinhas
Vinagre e pimenta
Salsa picada
Sal


Cozinhar a carne em água, cerca de 15 minutos. Fazer uma massa bem ligada com o caldo da carne, a gordura, o sal e a semolina. À parte, dourar as cebolas até ficarem transparentes. Juntar os tomates e os pimentões e deixar cozinhar até que a água dos tomates evaporem. Um pouco antes, acrescentar a salsa. Juntar um pouco de vinagre e a carne, picada com uma faca. Provar o sal e a pimenta e refogar mais alguns minutos. Colocar sobre cada folha de milho verde 1 colherada da massa de semolina e 1 do picadinho. Cobrir com 1 rodela de ovo e colocar outra folha em cima. Dobrar e fechar, amarrando com um barbante. Levar ao forno médio (30 minutos), ou cozinhar em água (20 minutos) ou, então, colocar sobre vapor, colocando em uma peneira, que não encoste na água, dentro de uma panela (30 minutos).